domingo, 22 de abril de 2012

Filmes orientais e adaptações!

Hey ho minna, o tema de hoje é adaptações de cinema, ou seja, vou falar de filmes orientais adaptados para o cinema ocidental, e também das adaptações dos mangás para filmes, ou seja, os live actions (;

Filmes orientais no ocidente:



Death note, Akira, Ringu, Lobo Solitário, Old boy, My Sassy Girl, o que há em comum? Todos foram, ou estão sendo adaptados para o cinema ocidental, funciona assim, na maioria das vezes, em vez de promover o filme oriental e admitir a falta de criatividade, o cinema de Hollywood faz sua própria versão pífia do filme oriental! Há exceções é óbvio, mas me diga, o que esperar de um Death Note cujo ator principal será Zac Efron como Light Yagami, ou um Akira com credibilidade suficiente pra nenhum diretor de peso aceitar o projeto?! Não pretendo ser extremista, mas certas coisas devem ser questionadas.


Não é novidade a influência do imperialismo americano no cinema mundial, prêmios como o Oscar já provaram o quão são valorizados os filmes "de fora", os americanos tem um amor tão nojento grande por sua língua, que preferem fazer suas próprias adaptações, do que se dar o trabalho de ver um filme estrangeiro, ou ainda pior, criam plágios de filmes menos conhecidos por aqui (ainda estou preparando uma postagem para comentar sobre o tal "Jogos Vorazes"). E bem, nós acabamos atingidos por isso, já que esses filmes não aparecem na mídia, e temos que ver o mesmo lixo americano que nos empurram goela abaixo, então cabe a nós otakus, mostrar todo o valor que a cultura oriental tem para o mundo (;

Filmes orientais em Live Action:




Agora, seria a "vingança do ocidente", porque agora sim, a crítica é direcionada ao oriente
Qual o otaku que já não ficou extremamente feliz quando aquele mangá/anime preferido foi transformado em live action, e em seguida ficou 'poker face' com o resultado?! O caso é que aparentemente há alguns live actions, não é dado o devido valor na hora de produzir, e eles acabam ficando com defeitos 'fatais', seja escolha de atores, caracterização, ou fidelidade com a história original, e é aí que os fãs se decepcionam.

Os japoneses são bons em criar filmes origianais, mas quando tem que adaptar uma história, não conseguem fazê-lo decentemente (há exceções), pequenas coisas do filme, mas, que são essenciais são deixadas de lado e acabam deixando os fãs inconformados, por exemplo, em Death Note filme a Misa tem cabelo preto, e o L morre depois do Light, ou em Parakiss onde os protagonistas não tem as cores de cabelo que deveriam, e o final é feliz (o certo seria triste), ou em Beck, cujo tema é música, mas colocaram um portagonista que não canta. São coisas importantes nas histórias, mas que eles não ligam de colocar =(.
Um dos problemas também é que o filme é feito de um modo que apenas quem conhece a história original entenda o que se passa, o que torna o público bem diminuto.

Boas adapatações? existem várias! o primeiro live de Nana, o Detroit Metal City... Mas se falar em adaptações, as únicas pra mim que não deixam a desejar são os mangás transformados em doramas, histórias como "Honey and Clover" e "Zettai Kareshi" comprovam o que digo! Alguns bons mangás/manhwa são também muito bem adaptados na korea!



that's it


Fim da postagem minna-san, espero que tenham gostado da postagem, não esqueçam de levar em conta que essa é minha opinião, não precisam atacá-la. apenas preservem suas próprias (;
kisu, oyasumi :*

domingo, 15 de abril de 2012

Bonecas kokeshi / こけし

Hey ho minna-san ^__^ , o tema de hoje é mais cultural, falarei sobre essas belas bonecas japonesas que diferente do que muitos pensam, não foram criadas com o intuito de enfeitar os ambientes, hoje vamos conhecer esse marcante artesanato.

As kokeshi tradicionais, são bonecas artesanais feitas de madeira(o tipo de madeira varia), os corpos não possuem braços nem pernas, e suas cabeças tem tamanhos deproporcionais, as cores utilizadas variam entre branco, preto e vermelho principalmente, além de estampas florais.

Não há um consenso quanto a sua origem, existem diversas lendas acerca:

"Algumas versões defendem que a kokeshi seria a representação de uma lenda horrenda, que narra que na região de Tohoku (norte do Japão), houve um período de intensa escassez de alimentos e crianças foram sacrificadas para servirem de alimento. Por isso, a kokeshi não teria braços e pernas.
Na outra ponta do país, em Okinawa (ilha do extremo sul do Japão), a kokeshi foi adotada como parte das cerimônias fúnebres de crianças que não atingiam 1 ano de idade. Era comum acreditarem que a alma do bebê morto fixava-se na boneca e os familiares então ofereciam doces, alimentos e origamis à kokeshi, para que a alma do bebê não se sentisse perdida na situação além-morte.
Levando-se em consideração que no Japão antigo só existiam as bonecas de porcelana, que por serem muito caras, eram acessíveis somente às crianças das famílias mais ricas, a kokeshi tornou-se a opção para todas as outras crianças e por essa "democratização" do brinquedo, consagrou-se como objeto de grande apreço das pessoas. Diz-se até que, por suas formas arredondadas, eram dadas aos bebês na fase dos primeiros dentes, como "mordedor" (o que pode ter sido o ancestral dos massageadores de gengivas que oferecemos aos nossos bebês hoje)".  fonte: asiashop






O caso é que independente de sua origem, essas simpáticas bonecas são utilizadas como enfeites inclusive no ocidente, e eu diria que com o capitalismo, o material usado e as formas de adorno ficaram mais para o gênero pop, e são hoje vistas em capas de caderno, chaveiros, colares, e também como enfeite para estantes.

Por hoje é só, espero que tenham gostado da postagem (;
Eu sou fã dessas bonecas, ainda pretendo comprar várias para decorar meu quarto *--*
ja ne minna-san, oyasumi :*

terça-feira, 10 de abril de 2012

Trailer Samurai X live action!

finalmente, saiu um 'trailer', não dá para ver muita coisa, mas ja dá para ter alguma noção de como será, confiram aqui ! :*
E se preparemq ue amanhã tem postagem 'especial' sobre adaptações do cinema oriental ^__^

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Doramas familiares

Aya e Miki



Ichi Rittoru No Namida:
Aya é uma adolescente sonhadora, de 15 anos de idade que, aos poucos, começa a perder o equilíbrio, a sensibilidade, a noção de espaço e acoordenação motora. Até que sua mãe, preocupada, decide levá-la ao médico, onde descobre que sua filha tem degeneração espinocerebelar, uma doença degenerativa grave e sem cura. O dorama mostra as dificuldades que Aya passa em seu dia-a-dia enquanto a doença progride, e ela perde aos poucos, os movimentos do corpo. A história é baseada em fatos reais( o que aumenta a dramaticidade). O diário de Aya(verdadeira), foi transformado em livro e bateu recordes de venda no Japão. Um aviso, esse dorama não é indicado para pessoas com tendência suicida ou depressão, porque você irá chorar muito mais que um litro de lágrimas.

Cena mais marcante: o dorama todo é muito bem feito e cheio de cenas lindíssimas, mas das cenas tristes, a que mais me marcou, foi quando Aya recebe uma visita do 'namorado' no hospital, e como a doença já está avançada, ela urina na roupa enquanto tenta ir ao banheiro, e é nessa hora que o namorado dela chega, a humilhação que ela sente no momento é indescritível ><








Então, hoje eu quis falar sobre esses dois doramas, principalmente por eles se distanciarem muito do estilo comédia romântica, já tão utilizado e clichê, o realismo das duas histórias faz com que você sofra junto com as duas adolescentes, e aprenda também algumas lições de vida (;
No mais, para quem curte coisas diferenciadas, esses doramas são ótimas escolhas, ambos tem bela trilha sonora, roteiro bem trabalhado e atuação exemplar! Não deixe de vê-los (;
Os dois podem ser baixados no animesxgames
Kisu minna-san, oyasumi (;

MEME... Conheça o blogueiro...




O nuvens de nanquim me enviou ^_^
 Sobre o blog:


1 - Quando surgiu a ideia de criar seu blog?
 o blog completou 1 ano mês passado, no entanto, desde quando eu tinha uns 14, 15 anos eu queria fazer, mas eu não sabia bem como funcionava, alguns amigos me apoiaram então eu criei em 5 de março de 2011 *-*

2 - Origem do nome do blog?  
bom basicamente eu queria um nome que passasse completamente a imagem do que eu posto, queria que o nome expressasse essa idéia, como eu sempre ouvia termos como j-pop e j-rock, peguei o j e juntei com a palavra mundo, para ampliar o sentido, e ficou jmundo.

3 - Você teve/ tem outros blogs além desse?
tive um em 2009, era sobre cultura pop, mas o caso é que naquela época eu não sabia nem metade do que sei hoje, e eu não sabia bem o que postar, e nem como divulgar o blog, então desisti dele, e acabei criando esse 2 anos depois.

4 - Já pensou em desistir alguma vez de seu blog?
pensei, e também desisti mesmo, porque eu sempre detestei pedir pras pessoas olharem ou seguirem, porque eu me sentia incomodando, então o blog demorou a chamar atenção, mas depois que chamou passei a me dedicar mais, e hoje em dia sou super apaixonada pelo blog.



Sobre a blogueira:
Raquel Oosaki, ou Oosaki-san
1- Uma música:
Am i wrong? - Yui

2- Um livro: The dark tower

3- Um filme: Bin-jip

4- Um hobby: Ler

5- Um medo: Alguém derrubar água nos meus mangás D:

6- Uma mania: Pintar no photoshop

7- Um sonho: Morar no Japão

8- Não consigo viver sem: café e meus mangás

9- Coleciona alguma coisa? Mangás e posters

10- Gostaria de fazer alguma pergunta pros próximos participantes? Qual seu mangá preferido?

 11- Do que você mais gosta no seu blog? Minhas postagens (ego hard)

12- Qual sua cor preferida? Preto (algum problema se meu blog é verde e rosa? u_u)

13- O que é essencial na vida? Japão


14- O que você seria capaz de fazer pra provar sua amizade?
Vender um mangá mais barato do que comprei U_U

 

Indico o meme/selo para o:Floresta cinza  e o therevoluçãonerd   (;