quinta-feira, 17 de maio de 2012

Daruma / だるま


Yo Minna (;
Cá estou eu depois de um tempinho desaparecida (tava sem internet TT_TT), mas estou de volta, e o post de hoje é tratando de um adorno japonês não tão conhecido quanto as bonecas Kokeshi (já falei sobre elas aqui no blog), enfim vou falar do Daruma, um amuleto muito antigo, mas ainda muito recorrente!

"
O Daruma (pronuncia-se daru) é um dos amuletos mais antigos do Japão, onde ainda hoje é vendido em festivais religiosos e feiras. É um boneco estilizado, que representa o monge indiano Bodhidharma e suas roupas vermelhas.
Bodhidharma foi o 28º. patriarca do Budismo indiano e fundador do Zen Budismo. Sua lenda chegou ao Japão junto com o Zen Budismo e por volta do período Edo (1603 a 1868), o boneco adquiriu o formato atual.
Conta a lenda, que o monge passou nove anos meditando sentado, sem se mover, para atingir a iluminação (compreensão do sentido da vida). Essa vontade do Bodhidharma de atingir um objetivo e a determinação o tornaram o símbolo ideal da perseverança e da realização dos desejos.
Dizem que durante esse processo, o monge arrancou as pálpebras para não dormir e esta seria a razão do Daruma não ter olhos, mas a explicação mais aceita é que o Bodhidharma não usava os olhos físicos para atingir a iluminação; ele usava os "olhos da mente".
A outra explicação baseia-se na palavra de pronúncia "gan", que pode ser escrita por dois caracteres (ideogramas) diferentes, com significados diferentes: olho ou pedido. Por esta razão, o pedido que se formula equivale ao primeiro olho que pintamos no Daruma.
O Daruma é vendido com os olhos em branco e o dono os pinta. Pela tradição, pinta-se o olho direito do Daruma (olhando de frente para ele, é o olho da esquerda) enquanto formula o seu pedido. Quando o seu objetivo for alcançado, pinta-se o outro olho, como símbolo de sua conquista.


Assim o Daruma vem sendo utilizado há séculos como um talismã para atingirmos nossos objetivos e sonhos".


Eu conheci os darumas, lendo Honey and Clover, pesquisei para conhecer mais sobre eles, e bem, eu não tinha conhecimentos específicos para falar deles, então estou passando para vocês o que li, já que provavelmente muitos não conhecem os darumas! Fim do post, kisu minna-san ;*

4 comentários:

  1. Conheci esse Daruma assistindo um desenho de uns galinhos... até esqueci o nome... achei bem legal (acho que vou comprar umas dezenas para mim).
    Ótimo post!
    Abç

    http://adraftbox.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Wow, não conhecia o Daruma, mas amo amuletos e oh, quero muito alcançar meus sonhos e objetivos!!!
    Ótimo post,

    http://therevolucaonerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse amuleto O_o .Mas foi ótimo conhecer outro tipo de amuleto,quero um pra mim tbm.

    http://otakunarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia, e é muito legal, adoro amuletos do Japão. Amei seu blog *.* tem tudo que eu gosto, adorei. Estou seguindo c:
    Beijos
    Curti aqui!
    Cerejas Atrevidas

    ResponderExcluir