quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Os 10 melhores traços de mangá


Esse é o tipo de tema do qual é difícil tratar, não dá para ser necessariamente justo na decisão, eu não conheço todos os mangás do mundo para poder dizer quais os melhores, e decerto que escolher melhores se trata de opinião pessoal e existem muitas divergências, meu propósito mesmo com o post, é mostrar a parte artística dos mangás, visando principalmente à originalidade, que normalmente é algo que faz a obra se destacar! E todas as obras escolhidas foram publicadas no Brasil!Muitas pessoas tem a mania de dizer que todos os mangás são iguais, principalmente a respeito dos olhos grandes, de fato isso é uma característica marcante, mas varia muito com cada gênero de mangá e nem sempre os olhos são maiores que o normal.
traço de olho dos 10 mangás citados aqui!
Para falar dos mangás os meus critérios foram os seguintes:
Riqueza de detalhes: quanto mais trabalhado, mais original e mais difícil é o traço, então esse é um ponto muito importante.
Tempo e ajuda: existem mangakás com vários assistentes e também os que trabalham a sós, os que têm ajuda eu diria que tem menos mérito!
Originalidade: não adianta um traço ser bonito, se ele não se destaca dos demais, uma das coisas que faz com que um trabalho seja bom, é a diferença que ele tem com relação ao todo!
Opinião própria: é claro que se eu gosto, eu vou escolher ne, mas procuro fazer isso sabiamente, e acabei preferindo não criar um ranking, apenas citar os 10 melhores
Então vamos começar ^_^ (não esqueça de clicar nas imagens para maximizar)



#Nana, Ai yazawa

clique na foto para maximizar

Corpos magérrimos e alongados, olhos marcantes, maquiagem pesada e roupas bem trabalhadas, características marcantes do mangá de ai yazawa. Acho que não é novidade no blog que nana é meu mangá preferido, mas não escolhi ele sendo demagoga, o traço da Ai Yazawa além de muito belo, é mais do que original! É o tipo de traço que é perfeitamente destinguível de qualquer outro, e o mais importante, todo o trabalho é feito pela autora, ela não aceita assistentes, não importa a demora, ela faz todo o trabalho sozinha! O diferencial do traço também está ligado ao fato da Ai ter começado sua carreira como estudante de estilismo, todos seus personagens usam roupas lindas, criadas pela autora ,ou "emprestadas" da grife da Vivienne Westwood





#Death Note, Takeshi Obata e Tsugumi Ohba                                                                          


Riqueza de detalhes, muito sombreamento, cabelos espessos, formas arredondadas, seres malignos, apesar dos mangás anteriores de Ohba não  tratarem de histórias obscuras, o traço de Obata coube perfeitamente em Death Note, o traço é muito bem feito, e trás ainda mais originalidade à estória de Ohba. Eu não conheço nenhuma estória cujo traço se assemelhe ao de death note ou bakuman.






#Cinderalla , Junko Mizuno                                                                     




Nudez, cores psicodélicas, formas bizarras, seres disformes. Cinderalla é sem dúvida é um dos mangás mais belos e bizarros já feito (saiba mais aqui).
A mangaká de cinderalla, criou um estilo que lembra pop art chamado "gothic noir" ou "gothic kawaii" e por ai vai,  o traço faz tanto sucesso no Japão, que os mangás da autora estão todos esgotados por lá. Creio que é o traço mais original que eu já vi..
   

#Vagabond, Takehiko Inoue                                                                                               
  
                                                                         

Em traços rápidos e delicados Takehiko Inoue nos mostra em Vagabond toda a fúria, beleza e sutileza de uma batalha épica, surpreendendo e emocionando. A publicação de Vagabond teve inicio em meados de 1998, antes, Inoue muito conhecido pelo seu trabalho em Slam Dunk, havia sido assistente de Tsukasa Hojo em City Hunter, o que o-lançou no mundo dos mangás, publicou diversas obras como Buzzer Beater e Vagabond. Em Vagabond seu traço, muitas vezes característicos pelo uso do pincel, mostra a realidade e o drama de cada momento, representando com classe e beleza o Japão antigo. Sem a menos sombra de duvidas ele é e sempre será um dos maiores Mangakas da história.
(créditos: ao lindíssimo Amadeus Macedo do floresta-cinza)
.


   


#Bambi. Atsushi Kaneko                                                           
                                                            
      
 Bizarro, sangrento, transcendental, bizarro, obsceno, gore. Bambi é uma das obras mais doentias e brilhantes que eu ja li, e o traço surpreendentemente marcante torna ainda mais criativo ( ainda mais levando em conta que o primeiro volume é todo cor de rosa berrante). O traço é bem realista, só que com características marcantes de Atsushi, bambi é uma obra que vai além do que se pode esperar, e seu traço sem dúvida é inovador diante de tantos outros que existem.

                                       


#Honey and clover, Chica Umino                                                         

                        
Singelo, doce, fofo, elegante, e super original, honey and clover é uma história envolvente e de traço suave e profundo, assim como é a história. Apesar de a história ser Josei, o traço é singelo, tem um certo ar infatil, já que formas avantajadas são desprezadas. Além de toda a beleza do desenho do mangá, ainda tem algumas pinturas na contra-capa (além da arte da capa). Não é à toa que honey ganhou o kodansha. Tem mais sobre o mangá aqui no blog.          


                  

#Dragon Ball, Akira Toriyama                                                                                                                                  



Como falar em originalidade sem falar em Akira Toriyama? Não importa a simplicidade do traço, em dragon ball Akira mostra que seu trabalho é diferente e que conquista, não é à toa a quantidade absurda de mangás vendidos! Desenhos simples, mas que não se assemelham aos demais, é impossível não reconhecer um desenho do Akira.




#Full Moon wo sagashite, Arina Tanemura                                                    

                                                      
Detalhadíssimo, singelo, fofo, exagerado, complicado, olhos gigantes .. Full moon pode ser considerado até não tão original, mas, nunca encontrei um shoujo com traço tão trabalhado quanto o dele. A autora, é constantemente questionada sobre como consegue fazer um trabalho tão detalhado para algo que requer tanto esforço. Full moon é até meio clichê, mas o traço é de encher os olhos...        
                                      
              


# XXX Holic, Clamp                                                                                                                          


                                                                                        
Traço simétrico, formas longas, contornos escuros, grande contraste de preto e branco, efeito esfumaçado. Holic é mais uma das obras primas da Clamp (e quem nunca ouviu falar da clamp?). O grupo tem um traço marcante, limpo, e próprio. A arte em si já é o suficiente, o mangá é apenas um algo a mais..    

                 


#Cowboy bebop, Hajime Yatate                                                                                    

                                              

      Traço alongado, levemente realista, sombreamento, sangue. Coisa de clássico, mas o que faz mesmo diferença nesse clássico, é mais uma vez o traço marcante da história, aquele que não é inspirado, e sim inspira. 




Para concluir...



    Eu sou uma profunda admiradora da arte de fazer mangás, e como se trata de uma história ilustrada, acho no mínimo importante que a história tenha um traço admirável, não precisa ser genial, mas tem que ter um toque único, algo que apenas o autor tem capacidade de fazer, e é isso o que eu admiro. Confesso que uma das coisas mais irritantes para mim, é ver um mangá clichê, e que não tenha ao menos um traço único, a  maioria (não todos) dos animes/mangás "modinha", têm traço característico, simples, sem graça, e aquela história cheia de filler que acaba prendendo atenção. Eu também leio/assisto mangá/anime modinha, mas fiz essa postagem para mostrar que tem muita coisa legal, e que a maioria não conhece (embora eu tenha citado alguns bem conhecidos). Vocês já tinha parado para analizar um mangá apenas pelo traço? (;

Espero que tenham gostado do post, ele deu um trabalho monstruoso! Peço desculpas pela formatação de texto e imagem estar um pouco estranha, o blogguer anda muito bugado esses dias! Por último, quero pedir desculpas pela demora por posts novos, é que eu faço praticamente tudo sozinha, vocês não imaginam como dá trabalho ><
Críticas? sugestões? comenta ali embaixo ^_^
kisu minna-san ;* 


19 comentários:

  1. Adorei o post! Também prefiro os mangás com traços diferentes, não só aquela coisa "fofinha do olhão".
    É engraçado que o pessoal acha que em TODOS os mangás/anime os personagens são iguais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dois , kkkkkkkk nossa como conseguem achar que são iguais, tem muita diferença, por exemplo para minha mãe tudo é naruto ¬¬

      Excluir
  2. Que Post perfeito *--* É meio normal ver fãs de HQ's falarem mal dos traços de Mangás, mas é ridiculo, pq para um verdadeiro desenhista não basta somente ter desenhos bem detalhados e sombreados, eles precisam ter originalidade e é isso que dá vida em tudo u_u

    Tenho créditos no Post *--* UHAHUhauHUAHUuhahuAUH
    linda é você u_u

    Parabééns *--*

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha!
    Muito criativa e muito bom você explicar os seus critérios no início!!!
    Concordo com quase tudo, só trocaria a Atsushi Kaneko pela Matsuri Hino de Vampire Knights!! XDDD
    Sucesso e beijos!!! XDD

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos elogios, são muito gratificantes! Fico feliz que gostem, e espero que continuem acompanhando as postagens ^_^

    ResponderExcluir
  5. Cadê os desenhos do Masashi Kishimoto?

    Mas, enfim, belo post, as ever, Mrs. Valentine.

    ResponderExcluir
  6. ADOREI o post!!!
    Com certeza é o post sobre mangás, mais perfeito que já vi..
    Parabéns! =D

    http://therevolucaonerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Tem postagens novas no blog!!!

    Visita? http://therevolucaonerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Maneiro os traços desses mangakás meus preferidos ai são takehiko inoue(Vagabond) Takeshi Obata(Bakuman e Death Note)
    Eu gosto do traço do Tite Kubo claro em personagens ele arrasa, só em cenário que ele não é muito bom ou ele tem preguiça de desenhar cenários.
    Mas em personagens ele se destaca bem entre os mangakás.

    ResponderExcluir
  9. gostei muito ficou lindo tá perfeito!!!

    ResponderExcluir
  10. Poxa...è muito maniero esse blog! Cada mangá mais lindo que o outro tão de parabéns =D

    Até mais Beiju.

    ResponderExcluir
  11. Elfen Lied e Van Helsing deveriam estar nessa lista! Gostei do Death Note, eu tenho tds os episodios dele.Mas gostei

    ResponderExcluir
  12. Bela "lista". Mas acho que faltou alguns. Principalmente "Berserk"...

    ResponderExcluir
  13. eu adoro esse post, já o reli umas três vezes porque concordo muito com as suas escolhas!

    ResponderExcluir
  14. Lista errada, tirando Vagabond lista totalmente errada.

    ResponderExcluir
  15. Muitíssimo obrigada pelo post! Mas acho que gosto do traço da Naoko Takeuchi em Sailor Moon, do CLAMP em Magic Knight of Rayearth, e em Kobato (CLAMP também)!! Mas meu mangá preferido é Fruits Basket, de Natsuki Takaya!

    ResponderExcluir
  16. Bom... Mas como desenhista, acho que é legal conhecer outros traços! Pois é, eu sou uma mangaká, e esse post foi realmente ótimo! Muitíssimo obrigada mesmo!!

    ResponderExcluir
  17. Cade O Kentaro Miura? pra mim ele e o melhor desenhista de manga.

    ResponderExcluir
  18. Quem foi o imbecil que disse que esse lixo chamado Bambi tem traços realistas. Se mata retardado.

    ResponderExcluir